Título: Manifestantes da Contag invadem agências do INSS
Autor:
Fonte: O Globo, 24/04/2007, O País, p. 4

Entidade protestou em 23 estados, pedindo mais rapidez nos processos de concessão e análise de aposentadorias

BRASÍLIA e RECIFE. Manifestantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) protestaram ontem em 23 estados e no Distrito Federal invadindo agências do INSS, segundo balanço divulgado pela entidade agrária. A Contag reivindica mais rapidez na análise e na concessão de pedidos de aposentadoria rural. De acordo com a Contag, o simples agendamento de horários para que o pedido seja feito pode demorar até oito meses, em alguns estados. Esse seria o caso da Bahia, onde há atendimentos marcados para 2008, segundo a entidade.

De manhã, dirigentes da entidade se encontraram com o presidente do INSS, Valdir Simão. A reunião continuará hoje com técnicos do instituto. Segundo a Contag, o presidente do INSS prometeu um esforço concentrado nas áreas mais críticas, onde há acúmulo de processos à espera de decisão.

Contag pede urgência em projeto sobre aposentadoria

Os trabalhadores querem também que o projeto de lei 6852/06, que estabelece regras claras para a concessão de aposentadorias rurais, tramite em regime de urgência no Congresso.

Segundo a Contag, 1.200 trabalhadores ocuparam a gerência executiva do INSS em Teresina. Outros 700 manifestantes fizeram o mesmo na unidade do INSS em Raimundo Nonato, também no Piauí.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, integrantes da Contag deverão entregar a pauta de reivindicações nas sedes regionais do INSS. No Rio, isso deverá ocorrer hoje.

No próximo dia 21 de maio, a Contag realiza o Grito da Terra Brasil, manifestação anual realizada pela entidade para reivindicar melhorias para o setor. O Grito da Terra Brasil começa no dia 21 e vai até o dia 25 de maio.

Em Recife, cerca de 30 mil lavradores ligados à Fetape (Federação dos Trabalhadores de Agricultura de Pernambuco) ocuparam 31 agências do INSS no estado. O presidente da Fetape em Pernambuco, Aristides Santos, disse que a previsão era de 20 mil manifestantes, mas que o número de pessoas nas agências superou em dez mil as expectativas dos organizadores do movimento.

Na Região Metropolitana de Recife, os locais onde os protestos foram maiores foi em São Lourenço da Mata e em Paulista. No segundo município - a 15 quilômetros da capital - os lavradores conduziram um boneco gigante com os braços quebrados, simbolizando a dificuldade de atendimento, inclusive nos casos de acidentes de trabalho.

Protesto também contra a infra-estrutura das agências

Aristides informou que o protesto teve, entre suas motivações, reclamar da infra-estrutura das agências, principalmente as do interior, e pedir maior número de servidores e funcionários mais preparados para o atendimento.

Em Pernambuco, a Fetape estima em 1,5 milhão os trabalhadores rurais, enquanto há 500 mil aposentados no campo. Ele calcula que só na Zona da Mata - onde se concentra a agroindústria açucareira - haja 60 mil safristas, que encontram dificuldades para requerer a aposentadoria devido à irregularidade dos vínculos empregatícios. Ele acrescentou que a grande maioria desses lavradores não têm condições de recolher como autônomos e terminam prejudicados no tempo de serviço.