Título: Lula diz no rádio que não pode governar apenas com os 'seus'
Autor: Braga, Isabel e Vasconcelos
Fonte: O Globo, 24/04/2007, O País, p. 10

Presidente afirma que manterá diálogo com os partidos de oposição.

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. Na iminência da instalação de duas CPIs no Congresso para investigar o caos no sistema aéreo, a nova palavra de ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é distensão política. Tanto no programa semanal de rádio "Café com o presidente" como na reunião da coordenação de governo, Lula fez questão de dizer que continuará conversando com a oposição e que não pode governar só com os aliados.

- Fizemos os acordos com a base aliada e montamos o governo. Agora, temos de conversar com a oposição. E por que temos de conversar com a oposição? Primeiro, porque acho que precisamos dar o exemplo de uma pátria civilizada, em que o presidente da República tem que ser uma espécie de magistrado e não pode ficar apenas governando com os seus, sem lembrar que é sempre importante a gente ouvir aqueles que pensam diferente de nós - disse Lula, ontem, no rádio.

"A luta política não vai acabar nunca", diz Lula

Para Lula, o Brasil atravessa bom momento econômico e é preciso combinar esse cenário com o clima político para garantir o desenvolvimento e a aprovação das medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa de Lula é facilitar as votações de projeto.

- A luta política não vai acabar nunca. O que é importante é que a gente consiga fazer uma separação: o que é a luta política e o que é a necessidade do país. Acho que os projetos que mandamos, do PAC, os projetos que vamos mandar da educação, da saúde e de segurança pública, todos são projetos de interesse de 190 milhões de brasileiros - disse Lula: - E, nesse aspecto, é que eu acho que posso contar com o Congresso.

Em Minas - onde discutiu questões de habitação e saneamento ligadas ao PAC com o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e com o governador Aécio Neves (PSDB) - a chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, elogiou a boa relação do o governador mineiro com o governo federal. Ela afirmou que a articulação com líderes da oposição é essencial para o sucesso do PAC:

- Com o governador Aécio Neves tivemos sempre uma relação muito qualificada. Sem dúvida, é importante que essa relação seja aprofundada até para o PAC ter sucesso - disse.

COLABOROU: Luiz Fernando Rocha