Título: Diretório do PT cobra mais cargos no governo
Autor: Braga, Isabel e Vasconcelos
Fonte: O Globo, 24/04/2007, O País, p. 10

A ausência de definição leva muitos setores a terem ritmo inferior ao desejado", diz Berzoini.

BRASÍLIA. O PT quer mais espaço no segundo mandato do governo Lula. A reivindicação do partido está expressa na resolução aprovada pelo diretório nacional, no último sábado: "Cabe ao partido dosar a convivência com as demais forças da coalizão, com a manutenção e ampliação dos espaços do PT". O debate sobre cargos foi provocado pelos integrantes da tendência Movimento PT, que tem uma bancada de 12 deputados, entre os quais o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e reivindica um ministério.

Em entrevista para o portal do PT na internet, o presidente, do partido, Ricardo Berzoini, reforçou a cobrança por cargos:

- Existem forças importantes no PT que não estão contempladas no primeiro escalão do governo. Os setores que estão se sentindo menos representados estão irritados, estão reivindicando, e isso é natural.

Assim como os dirigentes dos partidos aliados, Berzoini se queixou da demora no preenchimento dos cargos de segundo escalão e dos cargos federais nos estados. Para Berzoini, isso causa intranqüilidade na base e problemas de gestão:

- A demora gera ansiedades. Não só no PMDB, mas em todos os partidos, inclusive no PT. A ausência de definição leva muitos setores do governo a terem um ritmo inferior ao desejado.

O documento critica a criação de duas CPIs, na Câmara e no Senado, sobre o Apagão Aéreo, afirmando que a oposição pretende criar um ambiente semelhante ao de 2005, quando funcionaram as CPIs dos Correios, Mensalão e Bingos.