Título: Tuma diz que trocará DEM por partido governista
Autor: Braga, Isabel e Vasconcelos
Fonte: O Globo, 24/04/2007, O País, p. 10

Senador anuncia a mudança depois de encontro com Lula.

BRASÍLIA. Depois de se reunir com o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) e com o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem o senador Romeu Tuma (DEM-SP). O senador paulista saiu do encontro anunciando sua disposição de migrar para um partido governista. Já afinado com o discurso do Planalto, disse ser contra a instalação de duas CPIs no Congresso para investigar o caos aéreo:

- A instalação de duas CPIs pode confundir o andamento dos procedimentos. Para quem o Tribunal de Contas da União vai enviar documentos? Quem vai chamar uma testemunha, a Câmara ou o Senado? Eu tinha proposto a instalação de uma CPI Mista.

Tuma revelou que esta não foi a primeira vez que esteve no gabinete de Lula:

- É que desta vez colocaram na agenda. Das outras, não estava. Este ano já vim umas cinco vezes falar com o presidente.

O senador, que dirigia o Dops, em São Paulo, quando Lula, então sindicalista, foi preso, em 1979, disse que poderá ir para o PMDB ou PTB:

- Em São Paulo sou o PFL (atual DEM) relegado a segundo plano. O (prefeito paulistano) Gilberto Kassab está submisso à vontade do José Serra (governador paulista, do PSDB).

Tuma revelou, porém, sua verdadeira mágoa com o DEM:

- Meu filho ( ex-deputado Robson Tuma) foi derrotado em São Paulo por falta de apoio do partido.

Antes de se decidir por um partido governista, Tuma pensou em ir para o PSDB. Conversou sobre o assunto com o ex-presidente Fernando Henrique, que não o estimulou:

- O FH disse que assinava minha ficha, mas lembrou que tem muito cacique tucano em São Paulo.