Título: Delúbio deixa evento antes de Lula chegar
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 21/04/2007, O País, p. 5

Ex-tesoureiro do PT investigado foi a inauguração de montadora em Goiás.

ANÁPOLIS (GO). Aparecer ao lado do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ainda é um problema para muitos petistas. Primeiro foi o ex-ministro José Dirceu, que evitou ser fotografado com Delúbio em sua festa de aniversário, há cerca de um mês. Ontem foi a vez de o presidente Lula evitar a foto, na inauguração da montadora do grupo CAOA, em parceria com a Hyundai, no interior de Goiás. Antes de Lula chegar ao evento, Delúbio circulou livremente na área reservada aos convidados, abraçando alguns, conversando com outros. Quando o presidente chegou, Delúbio não estava mais no local. As assessorias do Palácio do Planalto e da empresa responsável pelo evento não disseram por que ele foi embora. O ex-tesoureiro petista é investigado em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no esquema do mensalão.

Mais cedo, enquanto o ex-tesoureiro ainda circulava pelas instalações da nova fábrica, a assessoria da CAOA disse que Delúbio foi convidado por alguém da direção da empresa. O Planalto informou que o convite ao ex-tesoureiro foi feito pelo presidente do grupo CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Depois da inauguração, Andrade disse que "os goianos" pressionaram para que Delúbio fosse convidado e ele não se opôs.

- Eu não tenho absolutamente nada contra ninguém. Não sou político e não tenho nada com política. Ultimamente os goianos pediram que eu entrasse em contato com ele. Tudo bem, vamos lá. Os goianos em geral. Todos eles. A pressão para que isso acontecesse foi muito séria. Não tenho absolutamente nada contra ele - disse o presidente da CAOA, sem explicar, no entanto, por que ele fora embora antes da chegada de Lula.

Para o empresário, Delúbio não fez nada de errado em proveito próprio, mas para o partido. Andrade disse que Delúbio não teve participação no processo de instalação da montadora em Anápolis:

- Eu conheci o Delúbio hoje (ontem).

Cerca de uma hora antes do horário previsto para a chegada de Lula, Delúbio já estava na montadora com os convidados. Cabelos compridos, aparelho nos dentes e terno cinza com gravata vinho, Delúbio não quis falar com os jornalistas.