Título: Petrobras e YPFB voltam a debater indenização
Autor: Novo, Aguinaldo e Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 21/04/2007, Economia, p. 26

Negociações técnicas serão retomadas na próxima semana.

BRASÍLIA. As negociações entre a Petrobras e a petrolífera boliviana YPFB deverão ser retomadas na próxima semana. A estimativa é de fontes do governo brasileiro que estão tratando do tema. A idéia é que as conversas ocorram dentro de um clima meramente técnico, sem a interferência política dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales.

Essa, aliás, é a intenção de Lula, que resistiu às pressões de Morales para que prevalecesse a posição política, o que significaria um resultado abaixo do esperado pela Petrobras. A empresa brasileira quer ser indenizada pelos investimentos que realizou nas duas refinarias de petróleo localizadas em Santa Cruz de la Sierra, adquiridas por US$100 milhões no fim da década passada.

Até a noite de quinta-feira passada, a retomada das negociações entre as duas empresas era prioridade absoluta do governo. O quadro mudou quando houve um corte no fornecimento de gás natural da Bolívia para o Brasil correspondente a cerca de 1,2 milhão de metros cúbicos para Cuiabá e de 600 mil metros cúbicos para São Paulo. O assunto ganhou caráter de urgência, e as autoridades brasileiras decidiram concentrar seus esforços para resolver primeiro esse problema.

Na semana passada, Lula expressou a seu colega boliviano o desconforto ante as ameaças de Morales, que sinalizou a intenção de não ressarcir a Petrobras. Em um encontro com o boliviano na última terça-feira, na Ilha Margarita, na Venezuela, Lula avisou a Morales que retaliará seu país, se houver calote contra a Petrobras.