Título: Ipea prevê alta de 4,2% para o PIB
Autor: Batista, Henrique Gomes e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 21/04/2007, Economia, p. 29

CNI melhora sua estimativa de 3,4% também para 4,2% este ano.

RIO e SÃO PAULO. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento, revisou para 4,2% sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Antes, a previsão era de uma expansão de só 3,7%. O Ipea mudou sua estimativa depois que o IBGE, que calcula o PIB, adotou uma nova metodologia para o indicador. Além disso, a nova projeção do Ipea leva em conta os sinais de maior aquecimento da economia brasileira neste início de 2007, como as boas vendas do comércio.

Assim como o Ipea, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aumentou sua estimativa para o PIB, também para 4,2%. Antes, a CNI previa um crescimento de 3,4% este ano.

A nova metodologia de cálculo do PIB adotada pelo IBGE, e divulgada em março, não só alterou os pesos dos diferentes setores (indústria, agricultura e serviços) na economia, como também constatou um crescimento maior do Brasil nos últimos anos.

O economista Estêvão Kopschitz, do Ipea, explica que a expansão maior de 2006 (a alta foi de 3,7%, acima dos 2,9% anteriormente calculados pelo IBGE), ajudará nos números deste ano. Como a economia se acelerou ao longo de 2006, há um efeito estatístico favorável. Assim, ainda que a economia se mantivesse, em todo o ano de 2007, no mesmo ritmo do último trimestre de 2006, o PIB cresceria 1,9%, já que essa variação é calculada em relação à média do desempenho do ano anterior.

A LCA Consultores, do novo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também divulgou ontem uma nova projeção para o PIB. A consultoria agora prevê uma expansão de 4% este ano e de 4,3% em 2008, contra estimativas anteriores de 3,9% e 3,8%, respectivamente.