Título: Aécio diz que a oposição deve conversar com Lula
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 25/04/2007, O País, p. 5

Só se negam a essa conversa os fracos".

WASHINGTON. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, saudou ontem o aceno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para abrir um diálogo com a oposição. Ele disse que o PSDB e outros partidos devem aproveitar essa oportunidade para construir parcerias que possam gerar melhorias para a população. Para Aécio, a oposição não pode se negar a conversar com o presidente:

- Só se negam a essa conversa os fracos, aqueles que se preocupam, achando que a imagem de uma conversa entre adversários políticos significa uma submissão de quem está na oposição.

O governador lembrou que foi criticado por amigos, inclusive do PSDB, por manter "um diálogo absolutamente aberto, um diálogo administrativo" com Lula:

- Já pensamos conjuntamente em questões referentes a Minas. E eu tenho uma relação excepcional com o prefeito de Belo Horizonte, que é da oposição, é do PT. Estamos construindo parcerias que têm mudado enormemente a vida da capital..

Para Aécio, o momento da disputa (eleitoral) já passou, e, agora, os agentes políticos, principalmente os que têm responsabilidade administrativa, têm que conversar com o presidente "em benefício das pessoas":

- Acho que o Brasil já amadureceu suficientemente a sua democracia para aceitar de forma muito natural essa conversa.

Ele citou, como exemplo desse clima de abertura política, o fato de o governo federal ter sinalizado com a possibilidade de ampliar a margem de endividamento dos estados. Aécio disse ter ficado feliz pelo fato dessa idéia ter sido proposta por ele ao presidente Lula.