Título: Líderes pedem a Chinaglia que reaja a críticas
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 25/04/2007, O País, p. 10

Discussão de agenda vira discussão sobre imagem da Câmara.

BRASÍLIA. A reunião semanal do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), com os líderes dos partidos seria para decidir uma agenda positiva. Mas virou uma choradeira geral contra o que chamaram de onda de ataques e críticas à imagem da instituição. Pedindo reação de Chinaglia, alguns líderes, entretanto, reconheceram que a única saída é acabar com práticas que levam ao desgaste da Casa junto à opinião pública.

Chinaglia avisou que amanhã quer limpar a pauta de medidas provisórias, entrando pela madrugada, e, se preciso, cortando ponto dos faltosos. Com a pauta limpa, semana que vem seriam votados o aumento do repasse de 1% do FPM para municípios, reajuste do subsídio dos parlamentares e a reforma política.

As reclamações contra notícias negativas duraram uma hora. Os líderes protestaram contra reportagens sobre o uso abusivo da verba indenizatória com gasolina, a vinculação da Operação Furacão a parlamentares e críticas do jornalista Arnado Jabor. Chinaglia foi cumprimentado, segundo um dos presentes, "pela coragem de enfrentar e cortar mordomias de jornalistas", referência à disposição de retirar o comitê de imprensa da sala ao lado do plenário e de cortar o atendimento médico de credenciados.

Na discussão da agenda positiva, Chinaglia bateu boca com Ronaldo Caiado (DEM-GO), sobre a reforma política. Quando Chinaglia disse que haveria dificuldades regimentais para que seu relatório fosse re-numerado, para não passar de novo pelas comissões, Caiado se levantou para falar e Chinaglia reagiu:

- Faça o favor de sentar!

Caiado respondeu no mesmo tom:

- Não admito que me dê ordens, não sento!