Título: Crivella diz que Mangabeira 'mudou de idéia'
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 25/04/2007, O País, p. 10

Para o senador do PRB, o futuro ministro, o 36º de Lula, pediu o impeachment porque "se guiava pela imprensa".

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou ontem à cúpula do PRB, inclusive ao vice-presidente José Alencar, a proposta de criação da Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, que terá como titular o professor Roberto Mangabeira Unger. A posse de Mangabeira deve acontecer em 4 de maio. Evitando entrevistas, desde que acertou com Lula sua ida para o governo, Mangabeira foi defendido pelos colegas de partido. Eles disseram ontem não existir mais diferenças ou mágoas entre Lula e Mangabeira, que chamou o presidente de corrupto em 2005.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que participou do encontro, justificou os ataques e as ofensas de Mangabeira dirigidos ao governo Lula. Em artigo, Mangabeira já disse que "o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional" e pediu o impeachment. Crivella culpou, em parte, a imprensa. O senador disse que o professor, ex-guru de Leonel Brizola e do hoje deputado Ciro Gomes (PPS-CE), fez tais declarações porque ele estava longe do país - mora nos Estados Unidos - e acompanhava as notícias pela imprensa.

- O presidente entendeu que o Mangabeira, estando longe, se guiava pela imprensa, e, naquela época, parecia ser um consenso que a crise chegaria até o presidente. Não chegou nem passou perto. Portanto, Mangabeira, como grande parte da nação, mudou de idéia. Concluiu que o presidente não tem nada a ver com a crise que atingiu grande parte do setor político - disse Crivella, acrescentando que o partido sempre quis participar mais do governo. - Todo partido que participa da base do governo quer ser responsável por alguma política pública. E acho que este setor estratégico é importante. Mangabeira vai propor medidas importantes para o país e fará com que o PRB cresça.

Planalto diz que Ipea não será loteado entre políticos

Crivella informou que Lula deverá dar mais cargos ao partido nos estados, mas não se referiu ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que será incorporado à nova secretaria de Mangabeira. Políticos do PRB já estariam interessados em saber quantos cargos teriam no Ipea, para indicar apadrinhados, mas a orientação do Planalto é manter o corpo técnico da instituição.

Mangabeira e o PRB herdarão os poucos cargos de confiança do Núcleo de Assuntos Estratégicos (Nae), que também fará parte da nova secretaria.

Crivella disse não ver constrangimento no fato de o professor aceitar um convite de quem antes chamava de corrupto:

- Constrangimento é de quem não sabe voltar atrás. As pessoas têm uma opinião, mas depois podem evoluir quando têm melhores informações.

O senador recorreu a exemplos de outras instituições ou agentes políticos que antes também atacavam Lula e hoje lhe são afáveis.

- Pelos indícios que vinham sendo noticiados, ele (Mangabeira) achava que o crime de responsabilidade havia sido cometido. Mas concluiu que não. Aliás, não foi só ele. Teve também a OAB, que se reuniu. Havia ministro do Supremo que também estava se manifestando sobre o assunto. Havia diversos políticos que também pensavam assim. Alguns avaliavam que o presidente devia sangrar até morrer. Verificou-se que nada disso se cumpriu. Tanto que aqueles que tinham uma conclusão mudaram - disse.