Título: Fiéis terão 5 chances de ver o Papa no papamóvel
Autor: Moreira, Fabrício Calado e Cassaro, Fernando
Fonte: O Globo, 25/04/2007, O País, p. 11

Policiamento e o monitoramento do trânsito na capital paulista serão reforçados durante a visita de Bento XVI.

SÃO PAULO. A exemplo do esquema montado no mês passado para receber o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o policiamento e o monitoramento do trânsito na capital paulista serão reforçados durante a visita do Papa Bento XVI, em maio. Serão mobilizados 15 mil policiais militares e dois mil funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em 557 carros destacados especialmente para a passagem de três dias do Papa, que chega dia 9 de maio em São Paulo.

Para os fiéis, haverá pelo menos cinco oportunidades de ver o Papa no papamóvel. Logo na chegada, ele sairá do Campo de Marte até o Mosteiro de São Bento, onde ficará hospedado, utilizando o veículo. No dia 10, o Papa também poderá ser visto no veículo panorâmico na Avenida Pacaembu, no deslocamento para o estádio, onde se encontrará com jovens. No dia 11, o Papa vai no carro panorâmico à missa no Campo de Marte. Depois sairá em carro panorâmico para a Praça da Sé, de onde seguirá para o Campo de Marte, de onde viajará para Aparecida.

Embora não haja previsão de protestos contra a presença do Papa, a preocupação da polícia é maior desta vez.

¿ É mais difícil que o Bush, porque o papamóvel é mais vulnerável. O Papa vai ter contato direto com o público, com os fiéis ¿ disse o major da PM Ricardo Fernandes de Barros, um dos envolvidos no esquema de segurança de Bento XVI, que contará também com agentes da Polícia Federal e da Polícia Civil.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sugeriu ontem que, nos dias de visita do Papa, os paulistas priorizem o sistema coletivo de transporte.

¿ Eu recomendaria que as pessoas usem o metrô, o transporte coletivo e o táxi, porque facilitaria a circulação na cidade e traria mais conforto às pessoas que querem ver o Papa.

Kassab estima mais turistas que `os 500 mil de Aparecida¿

Segundo Kassab, a expectativa é que a cidade receba um número maior de turistas ¿que os 500 mil de Aparecida¿, cidade que também será visitada pelo Papa.

¿ Aqui tem comércio, outras oportunidades de lazer, turismo e negócios ¿ disse.

Até o fim desta semana, o palco que receberá o Papa para a solenidade de canonização de Frei Galvão, no Campo de Marte, Zona Norte da capital, começará a ser montado. Toda a estrutura deverá estar pronta para o dia 11 de maio, quando ocorre a missa campal. São esperadas cerca de 1,5 milhão de pessoas para o ato religioso.

O palco será estilizado e foi inspirado na bandeira do Brasil. Sobre a bandeira, haverá um altar com o formato do Estado de São Paulo.

¿ O altar é o mapa de São Paulo, e o palco, a bandeira do Brasil estilizada. Dessa forma, estamos representando todo o orgulho que sentimos por receber o Papa aqui no país ¿ explica o arquiteto responsável pelo projeto, Marcelo Molla.

De acordo com Molla, Bento XVI chegará ao Campo de Marte de papamóvel. Ao descer do veículo, caminhará entre o público até o altar, onde celebrará a missa. Nas cadeiras laterais, próximas ao local onde o Papa ficará, estarão bispos e cardeais. Ao lado direito do palco, haverá uma imagem de Frei Galvão. No total, o palco terá 1,7 mil metros quadrados.* Do Diário de S.Paulo