Título: Chefe da PF aceita presidir o Ibama
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 25/04/2007, Economia, p. 23

Paulo Lacerda seria garantia de reforço da atuação do órgão.

BRASÍLIA. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, convidou o diretor da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, para presidir o Ibama. Lacerda aceitou o convite, mas disse que sua transferência depende da conclusão da sucessão na cúpula da PF, conduzida pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Caberá agora a Marina convencer Tarso a ceder Lacerda. O convite foi feito há duas semanas, segundo um interlocutor na Justiça.

A ministra já fez outras alterações em sua pasta para atenuar o desgaste com o processo de licenciamento ambiental. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a nomeação do secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, para o cargo de secretário-executivo da pasta, ocupando a vaga de Claudio Langone - que, após participar das reuniões do PAC, foi taxado de "resistente ao desenvolvimento" no Planalto.

Marina se aproximou de Lacerda há dois anos, quando a PF deflagrou a Operação Curupira, a maior de combate ao desmatamento na Amazônia realizada no país. Mais de cem pessoas tiveram mandados de prisão decretados pela Justiça Federal, entre elas altos funcionários do Ibama.

Apesar de a gestão do Ibama ser a atual dor de cabeça do ministério, com Lacerda Marina teria garantida uma forte atuação no combate à corrupção em setores do órgão. A ministra já fez outras alterações na sua pasta para atenuar o desgaste com o processo de licenciamento ambiental.