Título: Maiquinique, o segundo pior
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 26/04/2007, O País, p. 3

Maioria não faz a pré-escola.

FORTALEZA. Com um índice de repetência que chega a 55% nas primeiras séries do ensino fundamental, Maiquinique, a 600 quilômetros de Salvador, tem o segundo pior ensino de 1ª a 4ª série e o pior de 5ª a 8ª série. A cidade tem apenas uma unidade de ensino pré-escolar, o Lar da Esperança, com capacidade para 160 alunos, na qual a criança começa a ser alfabetizada. A maior parte dos alunos entra diretamente na 1ª série do ensino fundamental, sem qualquer preparo, e essa seria uma das razões do fraco desempenho, na opinião da secretária municipal de Educação, Cléria Silveira Santos Ferraz Vieira.

Para ela, é muito pouco tempo para alfabetizar e dar o conteúdo do primeiro ano do fundamental. A maior parte da turma termina sem o domínio da leitura e da escrita e sem noção das quatro operações de matemática esperada para essa série. O efeito é uma bola de neve. Os que não repetem, seguem com déficit de conteúdo. Por conta da repetência, Maiquinique registra também um alto índice de distorção idade-série. O município, que tem quase dois mil alunos, ainda não implantou a 9ª série do ensino fundamental.

A qualidade do ensino esbarra também na falta de livro didático. Segundo a secretária de Educação, há turmas de 5ª a 8ª série que não receberam livros de história, geografia, português e matemática e estão funcionando com o estoque antigo. A distribuição é de responsabilidade da Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), ligado à Secretaria de Educação do estado. Os alunos são obrigados a estudar em dupla para compartilhar o mesmo livro. O material também não pode ser levado para casa, para que outros estudantes tenham acesso.

A cidade tem 12 escolas de ensino fundamental e cerca de cem professores. Pelo menos 70% deles só cursaram até o Segundo Grau. Eles recebem R$414,98. Quase a totalidade dos 30% restantes ainda estão freqüentando a universidade e recebem o mesmo valor. Os poucos que já têm nível superior ganham aproximadamente R$650.