Título: Uma década para tentar chegar ao Primeiro Mundo
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 26/04/2007, O País, p. 5

Para ter nota 6 em 2021, ensino precisa melhorar até 2018

BRASÍLIA. De acordo com o MEC, a nota 6 equivale ao nível atual de conhecimento dos estudantes de países desenvolvidos avaliados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para garantir que as crianças de 4ª série atinjam esse patamar em 2021, o MEC corre contra o tempo: esses alunos entrarão na escola em 2018.

Até lá é preciso melhorar radicalmente as condições de ensino. O desafio é maior nos municípios pobres, que nem sequer batem à porta do MEC para pedir recursos liberados mediante a apresentação de projetos. Consideradas apenas as escolas municipais até a 4ª série, a média do Ideb cai para 3,4.

Nos mil municípios com notas mais baixas, as médias vão de 0,3 a 2,7. Eles estão aptos, portanto, a receber recursos adicionais. Os repasses deverão atingir R$1 bilhão nos próximos 12 meses. Mas isso só ocorrerá se as prefeituras aderirem ao Compromisso Todos pela Educação, adotando ações estabelecidas por especialistas do MEC.

Para 989 cidades, só apoio técnico

Esses mil municípios atendem 4,3 milhões de estudantes na educação básica, que inclui creches, pré-escolas e estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Os dados são de 2005. Outras 989 cidades, porém, têm Ideb inferior a 3,4, com notas oscilando entre 2,7 e 3,3.

Para elas, o governo oferecerá apenas apoio técnico. As redes municipais de todo o país atendiam 22,9 milhões de alunos. Ou seja, os 4,3 milhões de alunos que poderão ser beneficiados pelos repasses adicionais representam 19% desse universo.

O ministro Fernando Haddad espera que os primeiros convênios com as prefeituras que aderirem ao compromisso sejam assinados em agosto. O governo ainda não decidiu o que fará com os municípios que não atingirem as metas estabelecidas por ele: se suspenderá os repasses ou adotará algum tipo de sanção.