Título: Benefício de R$1 bi só atende a 10% dos alunos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 26/04/2007, O País, p. 5

BRASÍLIA.O repasse de R$1 bilhão para os mil municípios com piores indicadores educacionais, espinha dorsal do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado anteontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, beneficiará diretamente 4,3 milhões de alunos de escolas municipais.

Isso representa apenas 10% do total de 42 milhões de matrículas na rede pública de educação básica no país. E menos da metade dos 10,2 milhões de estudantes das escolas mantidas pelas 1.989 prefeituras com nota abaixo da média nacional (3,8) no novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que o Ministério da Educação divulga hoje.

Embora o PAC da Educação receba elogios até de políticos e especialistas da oposição, os limites de sua ação já provocam críticas. A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, titular da pasta em Tocantins, considera que o auxílio financeiro a mil cidades não é suficiente para reverter o quadro de baixa qualidade do ensino brasileiro:

- É óbvio que não, tem que pôr mais dinheiro.

Com o Ideb, o governo quer traçar um rumo claro para a melhoria do ensino, definindo metas que poderão ser facilmente fiscalizadas. O novo indicador tem escala de 0 a 10, o que facilita a sua compreensão. O objetivo traçado para 2021 é que os alunos de 1ª 4ª série atinjam a nota média 6 em todo o país. Hoje, ela está em 3,8, considerando escolas públicas e privadas.