Título: Petistas criticam PAC por 'congelar os salários'
Autor:
Fonte: O Globo, 26/04/2007, O País, p. 12

Lula rebate e diz que projeto garante ganhos reais aos servidores

BRASÍLIA. As divergências entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os petistas marcaram o jantar de anteontem, na residência oficial do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Além de queixas e cobranças em relação a cargos, os deputados criticaram também projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que limita o crescimento dos gastos com pessoal nos três poderes. O projeto, que será votado pela Câmara, estabelece que as despesas com a folha de pagamento só podem crescer o equivalente à inflação mais 1,5% de aumento real, por ano.

Os petistas dizem que o projeto congela os salários, na medida que esse aumento real de 1,5% seria tragado pelo crescimento vegetativo da folha de pagamento. Lula afirmou que essa visão é equivocada, pois o projeto garantiria uma política permanente de reajustes salariais e de ganhos reais para servidores federais.

- Desafio vocês a me apontarem que governo no mundo ou no Brasil, que estado ou prefeitura administrada pelo partido dá isso. Qual o governo que dá aos servidores a inflação mais 1,5%? - disse Lula. -- Estou querendo ajudar, garantindo pelos próximos dez anos aumento real de salário. Mas se vocês não querem, se for problema, posso retirar o projeto e deixar os servidores sem política salarial.