Título: Lula confirma Secretaria dos Portos para PSB
Autor: Brígido, Carolina e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 26/04/2007, O País, p. 13

Órgão terá R$3,4 bi para investimentos previstos no PAC

BRASÍLIA. Ganhou o PSB, perdeu o PR, ex-PL. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com os ministros chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, e anunciou oficialmente que criará a Secretaria dos Portos, com status de ministério, desmembrando-a da pasta de Nascimento, para contrariedade de seu partido, o PR. O ministro não reclamou, mas seus aliados não gostaram.

- É um erro técnico desmembrar Portos do ministério. É deixar de prestigiar um partido com 42 deputados e criar um desconforto na base para atender a um partido que já tem o Ministério de Ciência e Tecnologia, está pedindo a Sudene e Furnas, e tem 29 deputados - protestou o líder do PR, Luciano de Castro (RO).

O futuro titular da nova secretaria, responsável por investimentos de R$3,4 bilhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será Pedro Britto, que substituiu Ciro Gomes na Integração Nacional.

A criação da secretaria, a 36ª vaga de ministro no governo - será criada ainda a Secretaria de Ações de Longo Prazo, a ser ocupada por Mangabeira Unger, do PRB - tem o objetivo de acomodar o PSB. No primeiro mandato, o PSB ocupava os ministérios da Integração Nacional e de Ciência e Tecnologia.