Título: 'Você está proibido de ligar'
Autor: Bottari, Elenilce e Ramalho, Sérgio
Fonte: O Globo, 26/04/2007, Rio, p. 14

Carreira Alvim alertou amigo, temendo grampos

A preocupação do desembargador José Eduardo Carreira Alvim com os grampos da Polícia Federal é evidenciada numa conversa captada pela escuta ambiental instalada em seu gabinete. No diálogo com Ricardo Regueira, ele cita uma conversa que teve com um amigo, identificado como Geraldo Magela, que perguntou se ele havia falado por telefone com uma pessoa ligada aos bingos.

O amigo do desembargador estava se referindo a um dos sócios do Bingo da Praia, na Barra. Citado como Maciel, ele costumava jogar vôlei na praia com Carreira:

"É meu colega de praia e se ele resolve ligar para dizer "Carreira, você sumiu", vou dizer: "Maciel você está proibido de ligar para mim, pois eu estou todo domingo lá na praia; você não pode ligar para mim, Maciel. Esses telefones devem estar grampeados", disse o desembargador.

Em outra gravação, Carreira Alvim diz ter sido aconselhado por Magela a não proferir nenhuma sentença polêmica, principalmente, sobre bingos ou máquinas de jogos eletrônicos. As gravações revelam ainda que Carreira, depois de algum tempo, descobriu a escuta em seu gabinete.