Título: Dezessete presos viajam hoje de Brasília para o Rio
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 26/04/2007, Rio, p. 15

Acusados ficarão em instalação militar. Primeiros depoimentos serão prestados por bicheiros.

BRASÍLIA e RIO. Presos pela Operação Hurricane, da Polícia Federal, viajarão hoje de Brasília num avião Asa Branca Embraer 145 para o Rio, onde prestarão depoimento à Justiça. A PF decidiu que os acusados ficarão alojados numa instalação militar, mantida em segredo. Do total de 21 presos, apenas 17 serão levados ao Rio. Os outros quatro são servidores públicos e têm direito de apresentar defesa prévia antes de ser interrogados. Entre eles está o policial civil Marco Antônio dos Santos Bretas, que, segundo a PF, é um dos operadores financeiros dos bicheiros Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães.

O avião com os acusados decolará do hangar da PF em Brasília às 9h. O pouso no Rio será num aeroporto ainda a ser confirmado. Cada hora de vôo do Embraer 145 custa, só em combustível, R$4.500.

Hoje serão prestados os primeiros três depoimentos de presos da Operação Hurricane. Sob forte aparato policial, os bicheiros Capitão Guimarães, Aniz Abrahão David, o Anísio da Beija-Flor, e Antonio Petrus Kalil, o Turcão, serão ouvidos às 13h pela juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal do Rio. Os depoimentos prosseguirão na sexta, na segunda (véspera de feriado), na quarta, na quinta, na sexta e de novo na segunda-feira.

Juíza ouvirá depoimentos de três acusados por dia

Serão ouvidos três acusados por dia, na ordem da denúncia. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho recebeu a denúncia contra 24 acusados na última sexta-feira, logo depois de o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir desmembrar o processo. Os desembargadores José Ricardo de Siqueira Regueira, José Eduardo Carreira Alvim e Ernesto da Luz Dória, além do procurador federal João Sérgio Leal Pereira, com foro privilegiado, responderão a processo no Supremo Tribunal Federal.

No Rio, os réus responderão a processo por crimes de corrupção ativa e passiva e concussão, entre outros. Ao receber a denúncia, a juíza decidiu ainda suspender o segredo de Justiça do processo, por tratar-se, segundo ela, de interesse público. Mas ninguém terá acesso ao interrogatório, exceto os próprios réus e seus respectivos advogados. João Oliveira Farias e Nagib Teixeira Suaid, que estavam foragidos e se apresentaram ontem à juíza da 6ª Vara Federal, também devem ser ouvidos, mas seus depoimentos ainda não têm dada marcada.

No último dia 13, quando foi deflagrada a Operação Hurricane, foram presos no Rio 23 suspeitos. Eles foram levados no dia seguinte de avião para Brasília, onde ficaram presos na carceragem da Polícia Federal. Outros dois suspeitos, presos na Bahia, também foram levados para Brasília. Dos 25 acusados, os três magistrados e o procurador regional foram soltos.