Título: Lula lembra medida proibindo os bingos
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 26/04/2007, Rio, p. 15

A MÁFIA OFICIAL: Tentativa de acabar com o jogo no Brasil foi deflagrada pelo escândalo Waldomiro Diniz.

Presidente lamenta que Senado tenha rejeitado MP em fevereiro de 2004 e diz que não pode fazer mais nada.

BRASÍLIA. Ao chegar anteontem à casa do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para um jantar com a bancada do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lastimou o fato de o Senado não ter aprovado a medida provisória que proibia os jogos de azar, enviada pelo Poder Executivo ao Congresso em 2004.

- Eu mandei uma medida provisória extinguindo o jogo do bingo no Brasil. Lamentavelmente, ela foi derrotada no Senado, e eu não pude fazer mais nada - afirmou Lula. - Agora a Polícia Federal está apenas cumprindo a lei existente. A lei proíbe a existência de máquinas. Se existe uma lei, a Policia Federal tem o papel de tentar fechar as casas que têm máquinas.

Lula assinou a MP proibindo esse tipo de jogo no Brasil em fevereiro de 2004, logo depois de o escândalo Waldomiro Diniz vir a público. Na ocasião, Diniz era assessor do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e foi flagrado em gravação pedindo a um empresário de jogos propina para si e para campanhas políticas.

Para mostrar que não pactuava com a ilegalidade, Lula passou, então, a criticar os bingos. Em março daquele ano, em Recife, disse:

- Não é em nome de criar empregos que vou legalizar o crime organizado e a lavagem de dinheiro. Se fizer isso, depois vou ter que legalizar a prostituição infantil - afirmou.

- Não me peçam para cometer ilegalidades e legalizar a bandidagem - completou.