Título: Operação recolhe 400 caça-níqueis
Autor: Costa, Ana Cláudia e Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 27/04/2007, Rio, p. 13

A MÁFIA OFICIAL: Golpe contra o jogo.

Ação reúne Receita e polícia estadual.

Mais de 400 máquinas caça-níqueis foram apreendidas, ontem, numa ação conjunta da Receita Federal e da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo foi reprimir o jogo do bicho e a exploração de caça-níqueis. De acordo com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a operação, batizada de Tio Patinhas, estava sendo planejada há três meses.

Desde as primeiras horas da manhã, cerca 350 PMs, cem policiais civis e diversas equipes da Receita Federal percorreram 96 pontos nos bairros de Campo Grande, Bangu, Vila Isabel e Copacabana. Duas bancas de contagem de dinheiro da contravenção e dois depósitos de máquinas foram estourados por policiais civis.

Máquinas lacradas foram violadas por contraventores

Uma das maiores apreensões aconteceu num depósito na Rua Agrícola, em Bangu, onde havia pelo menos 1.500 máquinas. A maioria já havia sido lacrada pela Polícia Federal, mas policiais civis acreditam que elas foram abertas e os componentes eletrônicos, retirados para serem postos em outras máquinas. O galpão da empresa Adult Fifty Games, segundo a Polícia Civil, pertence ao contraventor Fernando Iggnácio, preso em 2006.

O material apreendido foi levado em caminhões para um galpão da Receita Federal, em Benfica. Os donos das máquinas poderão ser processados por contrabando - já que peças entraram no país ilegalmente - e sonegação fiscal.

- A operação não tem data para acabar. Os grupos continuarão a apreender essas máquinas em diversos pontos da cidade - disse Beltrame.

As 28 equipes com policiais civis e integrantes da Receita Federal deixaram o depósito da receita, na Avenida Brasil, já nas primeiras horas da manhã, em direção à Zona Oeste. Percorreram vários locais, entre botequins, padarias, bares da rodoviária de Campo Grande e até mesmo o Super Bingo Campo Grande, para apreender as máquinas.

Ação policial irrita grupo de freqüentadoras de bingo

No Super Bingo Campo Grande, foram apreendidas 20 máquinas caça-níqueis. Dez já estavam lacradas. As outras dez máquinas, segundo funcionários, eram novas e chegaram semana passada. A ação dos policiais deixou revoltadas várias senhoras que costumavam freqüentar o bingo. Elas se aglomeraram na porta do lugar para reclamar dos policiais.

Numa operação paralela, apelidada de Legalidade, 65 policiais civis que estavam de folga também apreenderam máquinas caça-níqueis. O objetivo seria mostrar que também existem policiais honestos. O movimento teria o aval da Chefia de Polícia Civil.