Título: Preparação para juros mais baixos
Autor: Bexk, Martha
Fonte: O Globo, 27/04/2007, Economia, p. 21

PALAVRA DE ESPECIALISTA

A autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) para que os fundos de investimento apliquem recursos no exterior é, para Miguel Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac - associação que reúne executivos de finanças e contabilidade - um sinal de que o governo prepara o terreno para um ambiente econômico mais estável, com juros mais baixos.

- Com taxas menores, se tornará interessante aplicar em outros mercados, ter outras alternativas de investimento. Mas, por ora, a medida é absolutamente inócua, porque os juros brasileiros são os mais altos do mundo, e não faz o menor sentido deixar de ganhar dinheiro aqui para aplicar no exterior - pondera Oliveira.

Já Luiz Ozório, professor de Finanças do Ibmec-RJ, destaca os avanços da medida, que diversifica as possibilidades de aplicação dos fundos:

- Expandir a fronteira de investimento dos fundos significa aumentar as chances de risco e retorno das aplicações. Quanto mais flexibilidade o gestor tiver para aplicar os recursos e em quanto mais mercados puder atuar, maior a vantagem para o investidor, que diversifica seu risco. Mas há uma contrapartida: isso exigirá uma maior atenção do investidor, que deve se informar, como, na verdade, já deveria fazer hoje, sobre onde estão aplicados os recursos, pois o risco dependerá do mercado escolhido - alerta. (Patricia Eloy)