Título: Petrobras firma contrato para importação de gás
Autor: Avetikian, Tamara
Fonte: O Globo, 27/04/2007, Economia, p. 23

Brasil e Bolívia retomam negociações sobre indenização por refinarias nacionalizadas.

SÃO PAULO, BRASÍLIA e NOVA YORK. A Petrobras assinou ontem, em Barcelona, contrato de intenção com a empresa Nigerian LNG para fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), visando a abastecer as unidades de regaseificação que serão instaladas no Brasil. A estatal também assinou acordo com a Oman LNG para negociação de suprimento. Segundo a Petrobras, o primeiro navio começará a transportar GNL em abril do ano que vem, e o segundo, no primeiro trimestre de 2009.

Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia da Petrobras, disse que os navios acrescentarão 20 milhões de metros cúbicos por dia de GNL ao suprimento nacional. A estatal estuda contratar mais uma embarcação, de 14 milhões de metros cúbicos por dia.

Brasil e Bolívia retomaram ontem as reuniões técnicas para discutir o valor da indenização que será paga à Petrobras pelas duas refinarias que foram nacionalizadas no ano passado. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse ao GLOBO estar otimista. A Bolívia vem insistindo em indenizar a Petrobras pelo valor contábil das refinarias, sem considerar os investimentos feitos pela estatal. O valor estimado das refinarias é de US$180 milhões.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, reuniu-se ontem, em Nova York, com executivos da Exxon e da Shell, interessados em parcerias com a Petrobras na exploração de poços de petróleo. Cabral teve que responder a rumores de que o estado poderia ficar de fora do leilão na nova rodada de negociações da Agência Nacional do Petróleo:

- O Rio não pode ficar de fora do leilão. Produzimos 85% do petróleo no Brasil.

Cabral também se encontrou com empresários interessados em etanol. Segundo ele, investimentos no Norte Fluminense exigem a melhoria da produtividade.

(*) Correspondente, com agências internacionais