Título: Cinco regiões na mira do PAC da Segurança
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 28/04/2007, O País, p. 5

Ministro da Justiça diz que Rio será uma das áreas-alvo do projeto

O pacote de medidas para a segurança pública, apelidado de PAC da Segurança, vai se concentrar em cinco regiões metropolitanas. O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou ontem, em cerimônia no Rio, que o estado será uma delas. O pacote será apresentado até o fim de maio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, o PAC será conectado com os programas sociais do governo.

- Não podemos fechar os olhos para regiões de cidades que tenham problemas de baixo poder aquisitivo, graves problemas sociais. O Rio de Janeiro é uma delas. Disso nós já temos certeza. Não apenas pela importância estratégica e republicana que tem para o país, mas também pelo fato de que aqui os problemas de segurança pública estão visíveis - disse o ministro.

Governo estuda piso para policiais

O ministro adiantou ainda que vai apresentar um projeto de piso salarial para os policiais civis e militares.

- Temos que criar um fundo para que, progressivamente, tenhamos um piso salarial para os policiais. Mas para os policiais civis também. Há funcionários civis com salários incompatíveis com a enorme responsabilidade que têm - disse o ministro.

Como exemplo de integração com a área social, o ministro afirmou que está elaborando um plano habitacional para que os policiais deixem áreas de risco.