Título: Novo impulso à formação
Autor: Sales, D. Eugenio
Fonte: O Globo, 28/04/2007, Opinião, p. 7

Sempre, no 4º Domingo da Páscoa, quando se lê o trecho do Evangelho denominado de ¿Bom Pastor¿, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Este ano é o 44º e, como de costume, o Santo Padre envia uma mensagem alusiva ao evento e aborda o seguinte tema: ¿A vocação ao serviço da Igreja-comunhão¿.

Em sua mensagem, o Santo Padre assim se expressa: ¿O Bom Pastor nos convida, portanto, a rezar ao Pai celestial, unidos e perseverantes, para que mande vocações a serviço da Igreja-comunidade¿. Sobre a matéria, o Concílio Ecumênico Vaticano II, no Decreto ¿Presbyterorum Ordinis¿ (nº6), assim nos ensina: ¿É, aliás, pela caridade, oração, exemplo e obras de penitência que a comunidade eclesial desempenha verdadeira função de mãe para com as almas que devem ser levadas a Cristo¿.

O Sínodo dos Bispos ¿ Sacerdócio Ministerial ¿ diz que a ¿estrutura essencial da Igreja é constituída pelo rebanho e pelos pastores para isso designados¿ (nº 30). Assim, a responsabilidade pelo crescimento do Corpo de Cristo compete, em níveis diferentes, à hierarquia e ao laicato. Todos formam o Corpo de Cristo; os deveres recaem sobre cada um de nós. Após o Concílio Ecumênico Vaticano II, essa idéia de compromisso global toma consistência e se torna mais clara. O cristão leigo não pode atribuir unicamente ao presbítero o cuidado da Igreja. Aquele que resume sua prática religiosa às suas devoções ou necessidades pessoais se sente na Igreja apenas um indivíduo e não um membro da comunidade. Esta concepção está em frontal oposição ao Evangelho e à doutrina ensinada pelo magistério.

Portanto, a solução para o problema da escassez do clero, o recrutamento dos vocacionados ao sacerdócio, a manutenção do seminário cabem ao clero e aos leigos.

A I Conferência Geral do Episcopado da América Latina, da qual surgiu o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada aqui no Rio de Janeiro em 1955, chegou à seguinte conclusão: ¿A Conferência estima que a necessidade mais premente da América Latina é o trabalho ardente, incansável e organizado em favor das vocações sacerdotais e religiosas¿ (Declaração nº 1). Muitos anos depois, a Exortação Apostólica ¿Pastores Dabo Vobis¿, de João Paulo II, publicada em 25 de março de 1992, reafirmou a mesma verdade.

Em Medellin, agosto de 1968, o assunto veio à tona, e compromissos foram anunciados: ¿Toda a comunidade cristã, unificada e guiada pelo bispo, é solidariamente responsável pelo desenvolvimento vocacional¿ (13, 23).

Na Conferência em Puebla, janeiro e fevereiro de 1979, o assunto foi novamente tratado pelo Episcopado da América Latina, reunido nessa cidade do México: ¿No complexo problema vocacional é necessário, sempre, e em todos os níveis, o recurso ininterrupto à oração pessoal e comunitária¿ (nº 861). E ¿a vocação é resposta de Deus providente à comunidade orante¿ (nº 882).

A IV Conferência Geral do Episcopado da América Latina, realizada na República Dominicana, de 12 a 28 de outubro de 1992, em suas conclusões, ao tratar da pastoral vocacional como prioridade, assim se expressa: ¿Mantêm sua validade os seminários menores e centros afins devidamente adaptados às circunstâncias da época atual¿ (1.3.2, nº81). João Paulo II, no Discurso inaugural, disse: ¿Por isso, a promoção das vocações sacerdotais e religiosas (...) há de ser uma prioridade dos bispos e um compromisso de todo o povo de Deus¿. No Brasil, embora haja escassez de sacerdotes, pode-se constatar um notável renascimento vocacional em muitas dioceses.

Na mesma oportunidade, em Santo Domingo, o Episcopado inclui nas conclusões: ¿Sinal de alegria e esperança é o surgimento dos seminários maiores em nosso continente e o aumento de alunos nessas casas de formação sacerdotal¿ (1.3.2, nº 83). Semanas atrás, fui convidado a celebrar a Santa Missa por ocasião da festa do patrono do Seminário São José. Nele, há 109 seminaristas na filosofia e teologia; no Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos estão matriculados 28 seminaristas, e cerca de 80 candidatos participam de encontros para discernimento vocacional.

Certamente, a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina, a se realizar de 13 a 31 de maio, em Aparecida, São Paulo, com a presença do Santo Padre Bento XVI, dará novo impulso à formação sacerdotal.

Ao que tudo indica, há um nexo entre o surgimento e a perseverança na vocação sacerdotal e a fidelidade ao magistério por parte da comunidade católica. Examinemos nossa consciência sobre a obediência filial às determinações do Sucessor de Pedro.

D. EUGENIO SALES é cardeal-arcebispo emérito da arquidiocese do Rio.

Há um nexo entre o surgimento e a perseverança na vocação