Título: Turcão é internado em Gericinó
Autor: Rocha, Carla e Goulart, Gustavo
Fonte: O Globo, 28/04/2007, Rio, p. 12

Um dia depois de ter prestado depoimento e se queixado de vários problemas de saúde, o contraventor Antônio Petrus Kalil, o Turcão, foi transferido do Batalhão Especial Prisional ¿ onde estava detido com mais 16 pessoas presas na Operação Hurricane ¿ para um hospital. A internação no Hospital Penal Fábio Soares Maciel, no Complexo de Gericinó, foi determinada pela juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da Sexta Vara Criminal Federal. Ela atendeu a um pedido dos advogados de Turcão, que alegam que ele é hipertenso, diabético e idoso.

No dia em que Turcão foi preso, há duas semanas, a advogada do contraventor, Concita Cernecchiaro, argumentou que seu cliente precisava de tratamento médico, por ter problemas cardíacos:

¿ Ele é cardíaco, safenado e tem 83 anos. Ele vai precisar de um médico para prescrever pelo menos um calmante ¿ disse há duas semanas.

No depoimento que prestou anteontem, Turcão reforçou a tese de seus advogados ao desfiar um rosário de queixas perante a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho. Ele disse ter uma forte apnéia do sono e que já operou o coração. Reclamou que tem pernas inchadas e dificuldades respiratórias, além de tonturas e dificuldades para se alimentar e dormir. Além disto tudo, Turcão disse sofrer de confusão mental. Ele não soube informar se ficou preso anteriormente, o nome do médico que o atende constantemente, nem o do remédio que toma.

Ontem, a estratégia de apresentar Turcão como um homem muito doente surtiu efeito. Segundo a assessoria da Justiça Federal, a juíza resolveu transferir o contraventor para que ele possa fazer exames de saúde no hospital e ser atendido rapidamente, em caso de alguma emergência.