Título: Na Estônia, violência após remoção de estátua
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2007, O Mundo, p. 32

Medida ameaça relações com os russos.

TALLIN. Pela segunda noite consecutiva, Tallin, capital da Estônia, foi centro de violentos confrontos entre a polícia e manifestantes que protestavam contra a remoção de uma estátua homenageando soldados soviéticos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Os dois dias de confrontos deixaram um morto, além de 40 manifestantes e 13 policiais feridos. Mais de cem pessoas já foram presas.

A remoção do monumento ao Exército Vermelho ameaça ainda as relações entre a Estônia e a Rússia, com a Câmara alta do Parlamento pedindo ao presidente Vladimir Putin para cortar relações com o país. O Ministério do Exterior russo disse que ¿sérias medidas serão tomadas¿.

Em Tallin, a polícia usou ontem gás lacrimogêneo, canhões de água e balas de borracha para conter os manifestantes na Praça da Liberdade. Os manifestantes pró-Rússia, jovens em sua maioria, revidaram com pedras e coquetéis molotov.

A estátua de bronze de dois metros de altura fora removida na manhã de ontem, após o que foi considerado a pior onda de vandalismo no país nos últimos anos, em que um homem de 20 anos foi morto a facadas. Segundo o governo, ela atraía nacionalistas russos e estonianos. ¿O objetivo da decisão é evitar novas ações contra a ordem pública¿, disse o governo em comunicado.

A remoção irritou parte da população de origem russa ¿ cerca de 300 mil pessoas num país de 1,3 milhão. Os estonianos tendiam a ver a estátua como um símbolo da ocupação soviética, e já haviam anunciado a decisão de transferi-la para a periferia da cidade.