Título: Livro sobre Previdência é exemplo de autonomia
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 29/04/2007, O País, p. 3

Obra recomenda reformas que governo Lula não pretende fazer agora

BRASÍLIA. Uma das marcas da independência e autonomia do Ipea são os artigos e livros de economistas e pesquisadores do instituto, que nem sempre estão em consonância com o que pensam o governo, partidos da base aliada e setores sindicais. No geral, as avaliações feitas nos estudos do Ipea sobre a política social do atual governo não incomodam o presidente Lula e os petistas. O que perturba setores do PT são as propostas de reforma da Previdência, por exemplo.

O economista Paulo Tafner, do corpo técnico do instituto, publicou este ano um livro em que esmiúça o funcionamento da Previdência no Brasil, e em alguns países do mundo, e sugere reformas graduais para se tentar conter o déficit do setor. E são propostas polêmicas - principalmente para as centrais sindicais que defendem os interesses dos trabalhadores -, como a instituição da idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição e revisão nas regras de concessão de pensões pagas a dependentes.

A reforma da Previdência é um tema engavetado, pelo menos momentaneamente, pelo governo Lula. O presidente criou um fórum de debate sobre o sistema, mas a presença de um sindicalista ligado à CUT, Luiz Marinho, no Ministério da Previdência é um sinal de que não será por agora que o presidente tratará, efetivamente, deste problema.

Com o apoio do Ipea, Paulo Tafner e Fábio Giambiagi organizaram o livro "Previdência no Brasil - debates, dilemas e escolhas". A obra é uma coletânea de artigos de 15 especialistas sobre as inadequações do sistema previdenciário brasileiro, com propostas de soluções viáveis para cada problema apontado.

Os especialistas sugerem uma reforma gradual que estabeleça prazos de carência antes das mudanças, para evitar a corrida rumo à aposentadoria, uma prática sempre desencadeada quando se fala em alterar as regras da Previdência.

Além de reflexões teóricas e do histórico da Previdência no Brasil, há comparações com modelos de outros países, para mostrar como aqui a Previdência é bem mais generosa. Tafner apresenta um estudo comparando regras para aposentadoria e pensões em 20 países que mostram a benevolência do sistema previdenciário brasileiro.

A idéias de Tafner, defendidas por outros técnicos do Ipea, também estão sendo debatidas no Fórum Nacional da Previdência Social, criado em fevereiro último, para discutir com representantes dos trabalhadores, dos aposentados e dos pensionistas, dos empregadores e do governo federal formas de garantir a sustentabilidade dos regimes de Previdência Social.