Título: Muito ouro e histórias fantásticas no garimpo
Autor: Awi, Fellipe
Fonte: O Globo, 29/04/2007, O País, p. 8

Serra Pelada produziu 42 toneladas da pedra preciosa; major Curió mantém poder no local.

CURIONÓPOLIS (PA). Maior garimpo a céu aberto do mundo, Serra Pelada produziu, oficialmente, até ser fechado pelo então presidente Fernando Collor, em 1992, 42 toneladas de ouro, embora calcule-se que outras 60 toneladas tenham saído de lá ilegalmente. Sua fama não vem só dos números, mas também das histórias fantásticas vividas por cerca de 80 mil pessoas que, nos anos 80, invadiram um garimpo selva a dentro, aos pés da Serra dos Carajás.

Proporcionalmente, foram poucos os garimpeiros que enriqueceram em Serra Pelada. Mas eles são usados como referência para os que continuam achando que sua redenção financeira virá do garimpo. Um dos mais lembrados é o do goiano Marlon Lopes, que teria comercializado duas toneladas de ouro e virado grande fazendeiro. Há também quem não esquece a visão da Canaã, nome dado à maior pepita já encontrada. Pesava 62 quilos. O homem que a achou, Júlio de Deus Filho, morreu numa briga de bar.

Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, talvez seja a figura mais lendária de Serra Pelada. Ex-agente do SNI, conhecido por combater os guerrilheiros do Araguaia, ele foi mandado pelo governo federal para impor lei e ordem sobre um garimpo que crescia desordenadamente.

Curió instituiu regime militar em Serra Pelada

Num regime quase militar, instituiu o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional todas as manhãs e proibiu mulheres e bebidas alcoólicas na vila, além de estabelecer as regras da extração do ouro. Tornou-se deputado federal e deu nome à cidade a que pertence Serra Pelada, Curionópolis, ainda administrada por ele. Sua influência já foi maior entre os garimpeiros, mas até hoje o prefeito de Curionópolis, eleito pelo PMDB, é peça importante no jogo de poder de Serra Pelada.

Recentemente, Curió revelou que sua nomeação como interventor federal em Serra Pelada era uma estratégia do governo militar para impedir o avanço de movimentos de esquerda sobre os garimpeiros.