Título: Haddad mandou divulgar a lista há um mês
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 29/04/2007, O País, p. 12

MEC diz aguardar parecer jurídico para evitar processos.

BRASÍLIA. No início do mês, a assessoria do ministro Fernando Haddad determinou a divulgação da lista dos livros didáticos reprovados pelos especialistas que orientam as compras do governo. Até a última sexta-feira, porém, os títulos das obras reprovadas permaneciam como um mistério. A assessoria informou que aguarda parecer da consultoria jurídica do MEC e que fez a consulta há duas semanas. O motivo seria o receio do FNDE de que a divulgação das coleções reprovadas enseje processos judiciais.

Haddad e o presidente do FNDE, Daniel Balaban, informaram que não falariam sobre o assunto. O presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), João Arinos, negou que a entidade tenha pedido sigilo ao governo, mas elogiou a atitude do MEC:

- Não vejo nenhum interesse em que as editoras saibam os livros reprovados umas das outras. Não há necessidade de haver maior divulgação. O professor que está escolhendo tem acesso a todas as informações e as editoras, têm acesso aos seus próprios resultados.