Título: MEC sabe pouco sobre escolas da rede federal
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 30/04/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informa, com base no Censo Escolar, que 122 escolas federais de ensino médio funcionavam no país em 2005, com 68 mil alunos. Eles representavam 0,86% dos 7,9 milhões de alunos da rede pública. No ensino fundamental, havia 38 estabelecimentos federais, com 25 mil matrículas. O equivalente a 0,085% dos 30 milhões de estudantes da rede pública. De acordo com o Inep, não é possível somar as escolas de ensino médio com as de fundamental, pois há estabelecimentos que oferecem os dois níveis de ensino.

Dono da rede com melhor desempenho nas avaliações oficiais, o Ministério da Educação (MEC) sabe pouco sobre essas escolas que formam a elite do ensino público. A Secretaria de Educação Básica e o Inep não souberam informar, na última sexta-feira, o número e o tipo de escolas federais consideradas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é o novo indicador que vai orientar o pacote educacional do governo Lula. Entre as turmas da 1ª à 4ª série, as escolas federais atingiram média 6,4.

O diretor de Avaliação da Educação Básica, Amaury Gremaud, esclareceu que o Ideb das federais levou em conta os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, teste aplicado por amostragem em estudantes da 4ª e da 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. O Ideb considera também as taxas de aprovação. Gremaud e sua assessoria não souberam dizer, entretanto, quantas escolas fizeram parte da amostra avaliada pelo Saeb em 2005. O Inep tampouco informou a lista de escolas retratadas pelo Ideb.