Título: Pedro II complementa o currículo básico com aulas de informática, artes e música
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 30/04/2007, O País, p. 3

Rede, uma das mais conceituadas na Prova Brasil, tem 12 unidades e 14 mil alunos

No Rio, uma das escolas que integram a rede federal é o Colégio Pedro II, um dos mais conceituados na Prova Brasil, indicador levado em conta pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Para ingressar em uma das 12 unidades do Pedro II, o aluno precisa fazer uma prova para obter matrícula na 5ª série do ensino fundamental ou no 1º ano do ensino médio, sendo que 50% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas. Já as vagas para a série inicial são distribuídas por meio de sorteio. Segundo o secretário-geral do Colégio Pedro II, Oscar Halac, o processo faz com que a escola só receba bons alunos.

- O concurso já faz, previamente, uma seleção de competências, escolhendo os melhores estudantes - informa Halac.

O colégio tem cerca de 14 mil alunos, divididos em três turnos. O concurso deste ano ofereceu 1.275 vagas, sendo 335 só para a série inicial.

Os alunos de 1ª a 4ª série estudam oito disciplinas. Além das básicas, há aulas de informática, artes e música. Nas classes de música, os estudantes aprendem pauta musical, canto e alguns instrumentos, como os de percussão e flauta doce.

Maioria dos professores tem mestrado ou doutorado

De acordo com Halac, o ensino do Pedro II é referência na cidade também porque reúne uma estrutura organizacional adequada e professores qualificados.

- A escola mantém serviços de supervisão e orientação escolar com diversos profissionais, como psicólogos e pedagogos, que acompanham de perto o ensino e a aprendizagem, garantido a eficiência do processo. E a maioria dos professores possui mestrado ou doutorado.

Dos 1.061 professores, 850 foram selecionados por concurso público e 211 foram contratados. Eles trabalham 20 horas em classe e ganham entre R$1.200 a R$3.200. Diferentemente de outras escolas públicas da cidade, todas as turmas das 12 unidades do Pedro II estão em aula e com professores para todas as disciplinas.

Os estudantes da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio têm 12 disciplinas, entre elas filosofia e sociologia, e podem escolher estudar inglês, francês ou espanhol como língua estrangeira.

Para aprofundar o aprendizado, os alunos contam com um horto e laboratórios de química, física e biologia.

Além do ensino médio regular, o colégio oferece o ensino médio integrado com formação técnica em informática - montagem e manutenção de micros - ou em meio ambiente.

O Pedro II mantém ainda um convênio com instituições de pesquisa como a Fiocruz, a Petrobras e a PUC, onde os alunos podem desenvolver projetos de iniciação científica.

Colégio não aplica aprovação automática; nota mínima é 5

O Pedro II não aplica a aprovação automática. Os estudantes precisam obter média igual ou superior a 5,0 nas certificações trimestrais para serem aprovados.

- O nosso objetivo é formar cidadãos e cidadãs para o desenvolvimento social do Brasil - define o secretário-geral do colégio.