Título: Sobel se dirá arrependido diante do Papa
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2007, O País, p. 5

Rabino afirma que está em processo de `desintoxicação contínua¿.

SÃO PAULO. O rabino Henry Sobel, que reassumiu a presidência da Congregação Israelita de São Paulo, disse ontem que aproveitará o encontro dos representantes de diferentes religiões com o Papa Bento XVI para manifestar o seu arrependimento pelo fato de ter sido preso por roubar gravatas em lojas de luxo da Flórida. Sobel, que foi internado uma semana após o crime, apareceu publicamente ontem, pela primeira vez desde que deixou o hospital, durante a missa de posse de Dom Odilo Scherer como arcebispo de São Paulo. Ele disse que está passando por um processo ¿desintoxicação contínua¿ para se livrar dos medicamentos que utilizava na época em que foi detido nos EUA.

¿ Tenho certeza que o Papa vai compreender meu estado de espírito naquele momento tão infeliz da minha vida, por isso vou manifestar meu arrependimento em relação àquele crime, que, na verdade, não fui eu quem cometeu ¿ disse ele, reiterando o diagnóstico médico de que roubou as gravatas por estar sobre efeito de forte medicação.

Segundo boletim assinado por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, Sobel ¿estava sob tratamento medicamentoso e, por insônia severa, vinha fazendo uso imoderado de hipnóticos diazepínicos, causadores potenciais de quadros de confusão mental e amnésia¿.

¿ Vim aqui também para pedir a bênção de Dom Odilo. Não estamos falando em perdão, mas em fraternidade ¿ disse Sobel.

Sobre a possibilidade de voltar aos EUA para responder ao processo, o rabino foi enfático:

¿ Isto está nas mãos dos meus advogados. Eu me sinto mais seguro no Brasil.