Título: Dom Odilo: `Aençôo e conforto os pobres¿
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2007, O País, p. 5

Cardeal-arcebispo de SP toma posse.

SÃO PAULO. Em missa de três horas na Catedral da Sé para sua posse como cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer disse ontem que a Igreja deve trabalhar na afirmação da dignidade dos pobres. Ele assegurou que Deus não os esquece, e que, por isso, terão solidariedade na ¿superação de seus sofrimentos¿. A cerimônia reuniu 3 mil pessoas.

¿ Abençôo e conforto os pobres de nossa cidade e todas as pessoas que sofrem. Asseguro-lhes que Deus não os esquece. Por isso, podem contar também com a solidariedade da Igreja na afirmação de sua dignidade e do seu direito e na busca da superação de seus sofrimentos e da condição injusta que lhes é muitas vezes imposta ¿ disse em sua homilia.

A partir de hoje, ele estará à frente da terceira maior arquidiocese da América Latina, com 5,9 milhões de fiéis. Há dez dias da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil, Dom Odilo convidou o povo brasileiro a ¿acolher o Papa¿ em sua visita.

Na missa foi lida uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para quem o novo cardeal terá ¿uma iluminação divina¿ em sua missão. ¿Constato com alegria que o testemunho de demais cardeais de São Paulo sempre ultrapassou a fronteira dessa arquidiocese, assim como certamente será feito por Dom Odilo¿, disse Lula, segundo a nota. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, subiu ao altar para saudar Dom Odilo.