Título: Papamóveis serão dirigidos por agentes da PF
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2007, O País, p. 5

Os dois veículos blindados que transportarão Bento XVI chegam ao Brasil em avião da FAB, e hoje serão testados

SÃO PAULO. Chegaram ontem a São Paulo os dois veículos especiais, batizados de papamóvel, que Bento XVI utilizará em sua visita ao Brasil, a partir do dia 9 de maio. Eles desembarcaram de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Guarulhos e já estão no pátio da Superintendência da Polícia Federal. Um será usado em São Paulo e outro, em Aparecida.

Os papamóveis são picapes Mercedes Benz ML 430 adaptados com uma cabine feita com vidros à prova de balas, onde o Papa deve viajar. Os modelos foram criados pela montadora exclusivamente para transportar o Papa. Os veículos devem ser dirigidos durante a visita do pontífice por agentes da Polícia Federal brasileira. Hoje deve ocorrer um teste para que os policiais se adaptem aos veículos.

Cada um pesa 4,3 toneladas, tem 4,6 metros de comprimento, 2,10 de largura e 2,7 de altura. Eles são capazes de resistir a uma explosão de granada e disparos de fuzil e de metralhadora. O gabinete onde o Papa viaja tem sistemas de ar-condicionado e iluminação especial, que favorece a visão dos fiéis.

Uma parte do forro do C-130 teve de ser retirada para que os dois veículos coubessem no avião - capaz de transportar jeeps, tropas e blindados leves. O desembarque foi acompanhado por José Rodolfo Perozzolo, procurador da Cúria Metropolitana de São Paulo. O avião saiu de Roma e fez escalas em Fortaleza e Guaratinguetá (SP).

Os dois papamóveis foram colocados em carros-guincho e levados com escolta armada para a Superintendência da PF. O transporte foi fornecido gratuitamente por uma empresa privada, que também levará um papamóvel para Aparecida no dia 10 de maio.