Título: Anac pode multar a Gol por atrasos
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 30/04/2007, Economia, p. 13

Agência e Aeronáutica tratarão com empresa das demoras neste feriado.

BRASÍLIA. A Gol poderá ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pelos transtornos causados aos passageiros no início deste feriadão de 1º de maio. Em nota, a empresa atribui o atraso dos vôos ao fechamento do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por causa das chuvas, na manhã de sexta-feira. Mas fontes da Anac e da Infraero afirmam que não é possível aceitar a explicação 30 horas após o ocorrido no terminal, que ficou inoperante por 45 minutos.

Ainda nesta semana, a agência fará uma reunião com o Comando da Aeronáutica e a companhia para tratar do assunto, e a possibilidade é de aplicação de multa.

Segundo a Infraero, no sábado pelo manhã, 80% dos vôos da Gol estavam atrasados mais de uma hora. Na TAM, a situação estava mais tranqüila. O problema aconteceu, disse um técnico do governo, porque a Gol opera com a frota no limite, não tem aviões de reserva e usa um número grande de conexões.

- Sem margem de manobra, qualquer problema num aeroporto de grande movimento, como Congonhas, afeta toda a malha da empresa - disse uma fonte do governo.

No carnaval, a Anac cobrou da empresa um plano alternativo, em caso de novo apagão. A companhia argumentou que, em seu caso (empresa de low-fare e low-cost , que otimiza o custo ao máximo), não haveria como dispor de aviões de reserva, disse um técnico. Ainda no sábado, vários fiscais da Anac cobraram explicações da companhia. Ontem, o GLOBO não conseguiu fazer contato com a Gol.

Atrasos de vôos caíram para 6,9% ontem no país

O problema com os passageiros da Gol é diferente do ocorrido com a TAM durante o Natal. Na ocasião, a empresa teve de retirar alguns aviões para manutenção, sem reservas, deixando inúmeros usuários esperando horas para embarcar.

Ontem, a situação foi mais calma nos aeroportos. Segundo a Infraero, dos 1.044 vôos programados até as 18h, 72 (6,9%) registravam atrasos superiores a uma hora e outros 56 (5,4%) foram cancelados. Em alguns aeroportos, o índice de atraso foi superior. Em Salvador, chegou a 18,3% (11 dos 60 vôos). Já no Galeão, o índice foi de 6,9%, e um foi cancelado.

A Infraero descarta que os atrasos tenham sido motivados por operação padrão dos controladores de vôo.