Título: Polícia encontra provas e prende mãe de acusado
Autor: Martin, Isabela e Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 01/05/2007, O País, p. 3

FORTALEZA. A polícia suspeita que Olavo Vieira de Macedo já tenha feito vestibular em nome de outras pessoas no passado. Olavo estava cursando medicina na Universidade de Fortaleza e pretendia tentar vestibular para odontologia. O mandado de prisão contra ele não foi cumprido porque Olavo estava em Gramado, no Rio Grande do Sul. Assim que soube da prisão da mãe, Maria de Fátima Vieira de Macedo, ele prometeu, através de um advogado, se apresentar à polícia até hoje.

Na casa da mãe de Olavo, foram apreendidas muitas provas, como cheques que teriam sido dados como pagamento pelas vagas, inscrições de candidatos em vestibular com fotos de "pilotos" e uma máquina que era utilizada para plastificar documento falso. Havia também um veículo Audi, em nome da mãe de Olavo. Ela é proprietária de uma locadora de automóveis, em Brasília. Os bens encontrados foram arrestados.

O MP obteve o bloqueio das contas bancárias dos acusados para assegurar o confisco do produto dos crimes. Com as novas provas, a polícia já pediu à Justiça outros mandados de prisão.

Olavo recrutava e pagava aos "pilotos". Por isso, ficava com aproximadamente 70% do valor pago. O restante ia para o casal preso no Rio. Os acusados responderão por estelionato, falsificação de documentos e formação de quadrilha. Olavo Vieira também responderá por sonegação fiscal. Os interessados faziam um depósito de adiantamento correspondente à metade do valor acertado, e o restante era pago com a divulgação do resultado do vestibular.

A PF tem indícios da atuação da quadrilha em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. O procurador da República Marcello Miller disse que será instaurado outro inquérito para denunciar os compradores das vagas. Eles podem responder por participação em estelionato e falsificação de documento público.