Título: Homenagens na despedida a Octavio Frias
Autor:
Fonte: O Globo, 01/05/2007, O País, p. 8

Lula declara luto pela morte do publisher da Folha, que faleceu domingo e foi enterrado ontem, em São Paulo

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua agenda pública ontem para comparecer ao velório do publisher do Grupo Folha, Octavio Frias de Oliveira, que morreu domingo, aos 94 anos, e foi sepultado ontem, pouco depois do meio-dia, em São Paulo. Lula permaneceu quase uma hora no cemitério Gethsêmani. Na saída, o presidente declarou que o empresário ajudou no processo de redemocratização do país.

- A morte do doutor Frias é uma perda praticamente irreparável para a imprensa brasileira. Eu tive a oportunidade de conviver com esse homem nos últimos 30 anos e sei da importância dele para consolidar o processo democrático dentro do jornal e na sociedade brasileira - afirmou Lula, elogiando a cobertura da "Folha de S.Paulo" no período das greves na década de 70 e na campanha das eleições diretas em 1984.

O presidente ontem decretou luto oficial de três dias pela morte de Octavio Frias de Oliveira.

- Ganhamos quando aprendemos a lição deixada pelo doutor Frias, que conseguiu fazer um jornal quase que obrigatório para aqueles que querem ler uma imprensa isenta e crítica - completou Lula, acompanhado de Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Serra afirma que Frias foi seu conselheiro

Entre as autoridades que compareceram ao velório, além de Lula, estavam o governador de São Paulo, José Serra, o vice-presidente, José Alencar, o prefeito Gilberto Kassab e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Acompanhado de dona Ruth Cardoso, Fernando Henrique lembrou que conheceu Frias em anos difíceis do regime militar.

- Octavio Frias foi uma pessoa excepcional. Tinha uma perseverança enorme, uma energia fora de série e tinha coragem, porque enfrentava situações difíceis sempre de maneira independente. Era um homem muito sarcástico, irônico e de uma inteligência muito viva - disse Fernando Henrique.

Serra também prestou homenagem a Octavio Frias, a quem considerava um dos seus melhores amigos, segundo disse no velório.

- Octavio Frias foi um homem que tinha convicções democráticas. Um homem sóbrio e capaz de agregar uma equipe. Pessoalmente, perco um dos meus melhores amigos. Frias chegou a ser meu conselheiro em momentos difíceis. Sempre tive a amizade, a sensatez e a disposição dele de dar suas opiniões de maneira bastante franca e afetuosa - afirmou o governador.

O vice-presidente das Organizações Globo João Roberto Marinho compareceu ao velório e declarou que Frias deixou lições sobre jornalismo e ética.

- Seu Frias foi um grande empreendedor ao comprar o jornal. Ele já tinha compreensão do que um jornal deveria ser. Ele foi um grande reformista na imprensa e deixou lições para todos nós. A morte de seu Frias deixa com os filhos e com os colaboradores da Folha todo um conjunto de lições sobre o jornalismo e a ética do jornalismo. Ele é uma referência para todos nós - disse João Roberto.

O senador Jorge Bornhausen (DEM) disse que Frias era um homem extraordinário:

- Ele foi uma figura fulgurante e inteligente, mas, sobretudo, amante da verdade e defensor da democracia.

O diretor do site "Observatório da Imprensa", Alberto Dines, lembrou do papel do empresário para o jornalismo.

- Ele fez uma revolução jornalística. O que ele fez, a partir de 1975, foi acreditar no conteúdo do jornal. Em plena época da censura, ele soube aproveitar a distensão como ninguém - disse Dines.

O deputado Antonio Palocci (PT-SP), ex-ministro da Fazenda, também presente ao velório, que começou por volta das 9h, declarou que Octavio Frias foi um grande construtor de instituições de grande valor econômico e para a democracia do Brasil.

- O nome dele sempre estará vinculado à idéia do empreendedorismo e da liberdade de imprensa, que são dois valores fundamentais para uma nação da dimensão do Brasil - disse Palocci.

"Ele foi um grande empreendedor"

A ministra do Turismo, a ex-prefeita Marta Suplicy, disse que admirava Frias.

- Eu tinha uma relação pessoal muito boa com ele. Ele foi um grande empreendedor, que tinha visão, era dinâmico, e construiu muita coisa ao longo de sua vida. É uma grande perda para mim pessoalmente.

O prefeito Gilberto Kassab também disse ser admirador de Frias, a quem chamou de "grande homem":

- Frias foi um grande nome no processo de democratização do Brasil - afirmou Kassab, durante a missa de posse do novo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no último domingo.

Estado de saúde piorou após cirurgia em novembro

Frias morreu domingo à tarde, em conseqüência de complicações renais depois de uma cirurgia para a retirada de um hematoma no crânio, devido a uma queda que sofreu em casa em novembro do ano passado. Após ter recebido alta, Frias estava se recuperando da operação na casa de uma de suas filhas, Maria Cristina.

O corpo de Octavio Frias de Oliveira foi enterrado por volta do meio-dia. Ele era publisher do Grupo Folha, que reúne a "Folha de S. Paulo", o "Agora", o UOL, o Instituto Datafolha, o Publifolha e o "Valor Econômico" (este em sociedade com as Organizações Globo).