Título: Lula e Chávez: amizade 'à prova de furacões'
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 01/05/2007, Economia, p. 15

BRASÍLIA. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, reforçou ontem, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a amizade entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Sila e Hugo Chávez. Maduro se referia, sobretudo, a dois temas: o etanol e a compra de armas da Rússia pelo governo de seu país, que, segundo ele, jamais atrapalharão as relações com o Brasil.

- A amizade pessoal e a relação de confiança política entre o presidente Lula e o presidente Chávez são à prova furacões, de intrigas, de mentiras - disse Maduro.

Sobre o armamento, o chanceler da Venezuela disse que o objetivo de Chávez é atualizar as Forças Armadas. Quanto a possíveis divergências em torno do aumento da produção de etanol, Maduro esclareceu que o debate faz parte do processo democrático na América do Sul. Chávez vem criticando a expansão do mercado de etanol como ameaça aos preços dos alimentos, discordando de Lula.

Maduro ponderou que também há ideais comuns entre os países da região, como ficou demonstrado na cúpula energética realizada na Venezuela, há cerca de um mês.

- Nos últimos quatro a cinco anos, a aproximação entre Brasil e Venezuela foi maior do que em 200 anos - acrescentou o chanceler venezuelano.