Título: Consrevar, o filão do momento
Autor:
Fonte: O Globo, 01/05/2007, Ciência, p. 22

Variedade e eficiência energética. Essa é a receita para o Brasil minimizar os efeitos das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. A avaliação é do professor Roberto Shaeffer, do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e um dos autores do relatório do IPCC.

¿ O Brasil tem uma matriz energética muito particular e bastante diversa ¿ explica ele. ¿ Entre os países em desenvolvimento, pode-se dizer que o Brasil está numa posição privilegiada. Temos 85% de energia sendo gerada por hidrelétricas, além de opções como a eólica e o biodiesel, entre outras. O que precisamos é de uma complementação, temos que poder equilibrar várias fontes porque daqui para a frente não será fácil manter uma matriz só.

Para Shaeffer, o grande filão do momento é a eficiência energética, com a adoção de medidas que forcem a diminuição do desperdício e o uso racional da energia.

¿ O custo de economizar energia é menor do que o custo de gerar energia. E para isso, não precisamos de tecnologias sofisticadas, mas de coisas que já estão disponíveis ¿ garante. ¿ Temos que pensar em carros mais econômicos, e também em reforçar os transportes públicos; fazer, enfim, uma reorganização das cidades.