Título: Delúbio é convidado especial em festa da CUT
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 02/05/2007, O País, p. 4

DIA DO TRABALHADOR: Diferentemente de anos anteriores, centrais sindicais trocam protestos por afagos ao governo.

Ex-tesoureiro do PT, acusado de envolvimento no escândalo do mensalão, sobe ao palco durante evento em SP. SÃO PAULO. Marcada pela ausência de críticas ao governo federal, a festa organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em comemoração ao Dia do Trabalho, que reuniu 600 mil em São Paulo, teve como um de seus convidados especiais o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Apontado como a conexão do PT com o publicitário Marcos Valério de Souza, operador do esquema do mensalão, Delúbio circulou pelo palanque do evento, cumprimentando sindicalistas.

Ao deixar o evento, foi lacônico quando indagado se tinha um recado para o trabalhador.

- Boa sorte para vocês - disse Delúbio, enquanto sua mulher, Mônica Valente, procurava fazer as vezes de segurança do marido.

O palanque foi liberado para elogios ao governo. Indagado se considerava que CUT e Força Sindical teriam adotado postura chapa-branca, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse:

- Não se trata de ser amistoso. O governo tem mais diálogo com as centrais, um governo democrático. Antes não era assim e os trabalhadores precisavam fazer greve para negociar.

E foi irônico ao contestar a condescendência:

- Não tem nada de chapa-branca, inclusive a chapa do meu carro é amarela.

O presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, negou que a entidade, que tem cargos no governo, tenha deixado a crítica de lado.