Título: PMDB passa a PT indicação de relator da CPI
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 02/05/2007, O País, p. 9

Partido maior terá a presidência; nomes serão escolhidos hoje

BRASÍLIA. O PMDB transferiu para o PT o ônus político de indicar o relator da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, com a tarefa de produzir um parecer governista. Como maior bancada na Câmara, o PMDB não abre mão da presidência da CPI, cargo que controla os procedimentos da comissão e tem maior visibilidade no processo, mas que tem também com a oposição o compromisso da imparcialidade. O PT escolherá hoje os nomes do partido para a CPI, inclusive o do relator.

Hoje é o último dia para que todos os partidos indiquem seus representantes na CPI da Câmara. Até agora, apenas a oposição - PFL, PSDB e PPS - registrou os nomes na Secretaria Geral da Mesa.

Na semana passada, em reunião dos aliados, o líder petista, Luiz Sérgio (RJ), propôs ao PMDB a troca de cargos de comando. O PMDB ficaria com a relatoria e o PT, com a presidência.

- Isso é assunto vencido. O PMDB ficará com a presidência. Vou pedir responsabilidade e colaboração ao escolhido - disse o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), sem revelar o nome do futuro presidente.

O presidente de uma CPI tem o controle do que será votado, da condução dos depoimentos e da participação dos integrantes. Do desempenho do presidente depende se a CPI será mais ou menos usada como um palanque político.

A CPI da Câmara será composta por 24 integrantes, sendo que 16 serão de partidos governistas e oito da oposição.