Título: Aplausos a Fidel, caminhada com o povo e futebol
Autor: Melo, Liana e Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 02/05/2007, Economia, p. 19

LA PAZ. Da sacada do palácio do governo em La Paz, o presidente Evo Morales conclamou camponeses, indígenas e trabalhadores a lutarem contra os inimigos que querem continuar expropriando a Bolívia. Ao lado de ministro, pediu aplausos ao vizinho Hugo Chávez, da Venezuela, e ao cubano Fidel Castro.

Usando seu inseparável casaco de alpaca, Morales este ano não surpreendeu o público com palavras, mas com uma caminhada pelas ruas de La Paz para conclamar os manifestantes da Central Obrera Boliviana (COB), que realizavam um ato público na Praça San Francisco, vizinha à Praça Murillos, onde fica o Palácio do Governo.

Nenhum movimento social chegou a insuflar-se durante as comemorações do Dia do Trabalho, mas alguns mostravam desconforto com palavras de ordem faladas em quéchua. La Paz é conhecida como a cidade dos aimarás, e quéchua é a etnia de Morales. Após o ato público de manhã, o presidente, que é aficionado por futebol, participou de jogo em solidariedade ao zagueiro Oscar Sánchez, que fez uma cirurgia nos rins. (Liana Melo)