Título: Polêmica em torno da morte de líder local da al-Qaeda
Autor:
Fonte: O Globo, 02/05/2007, O Mundo, p. 24

Bagdá confirma mas EUA ainda têm dúvidas.

BAGDÁ. O Ministério do Interior do Iraque anunciou que o líder da rede al-Qaeda no país, Abu Ayyb al-Masrim, também conhecido como Abu Hamza al-Mujahir, teria morrido ontem durante confrontos entre rebeldes ao norte de Bagdá. A morte, no entanto, não foi confirmada nem por autoridades americanas nem por líderes extremistas.

O porta-voz do Ministério do Interior, brigadeiro-general Abdul Kareen Khalaf, afirmou que o líder extremista foi morto numa batalha na cidade de al-Nibayi.

¿ As autoridades iraquianas não estão com o corpo dele (Abu Hamza), mas testemunhas afirmam que ele foi morto em combate ¿ disse o porta-voz.

Outra versão divulgada ontem em Bagdá é que Abu Hamza teria sido morto num acerto de contas interno da al-Qaeda.

Logo após o anúncio, o grupo Estado Islâmico no Iraque divulgou um comunicado desmentindo a informação.

¿O Estado Islâmico no Iraque garante à nação islâmica a segurança do xeque Abu Hamza al-Mujahir, que Deus o proteja, e que ele ainda está lutando contra os inimigos¿, disse o grupo.

É crescente a tensão entre os islâmicos sunitas da al-Qaeda e outros grupos rebeldes sunitas por causa da matança indiscriminada de civis pela rede e a imposição de um tipo mais severo de islamismo nas regiões dominadas pelo grupo. Se confirmada, a morte de Abu Hamza al-Mujahir pode indicar uma profunda divisão entre os sunitas, no momento em que o primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki tenta atrair alguns grupos insurgentes para o processo político.

Autoridades americanas afirmaram que ainda estão investigando as informações sobre a possível morte.

¿ Estamos procurando o corpo e, se encontrarmos, faremos exames de DNA para identificá-lo. Caso não encontremos um corpo, ficará muito mais difícil confirmar a morte ¿ disse o tenente-coronel Christopher Gaver, responsável pelas investigações.