Título: CPI do Apagão: PT discute nomes com o Planalto
Autor: Lima, Maria e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 03/05/2007, O País, p. 5

BRASÍLIA. A bancada do PT se reuniu por mais de três horas, ontem, para escolher os oito deputados do partido - quatro titulares e quatro suplentes - que vão integrar a CPI do Apagão Aéreo na Câmara, mas a lista não foi fechada. O líder do partido, Luiz Sérgio (PT-RJ), disse que teria que fazer mais consultas antes da definição. Saiu da reunião informando que iria ao Palácio do Planalto discutir o problema com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia. Os nomes seriam discutidos também com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Estou indo ao ministro Walfrido agora. É óbvio que vou discutir o assunto ( indicações e CPI) - disse Luiz Sérgio.

A discussão dos nomes do PT para a CPI é uma espécie de satisfação do partido ao presidente, pois a avaliação no Planalto é de que essa CPI não assusta.

- Acho difícil qualquer CPI ter o impacto das CPIs de 2005 e 2006 (CPIs dos Correios, do Mensalão e dos Bingos). Naquela época, havia o objetivo de combater eleitoralmente o governo. Não creio que a CPI do Apagão tenha impacto eleitoral. Ela tem potencial bem menor do que as de 2005 e 2006 - afirmou ontem o governador petista Jaques Wagner (Bahia), após encontro com o presidente Lula. - Eu dizia que, quando passasse a eleição, o Lula deixaria de ser objeto de desejo da oposição. O clima é positivo no país, o ambiente é positivo, isso contribui para não criar clima de conturbação.