Título: FMI alerta sobre protecionismo
Autor: França,. Mirelle de e Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 03/05/2007, Economia, p. 28

Para Rato, Brasil e EUA têm papel importante em Doha

WASHINGTON. O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo de Rato, disse ontem à tarde que o organismo está muito preocupado com o ressurgimento de uma onda de protecionismo, que, em sua opinião, pode se tornar incontrolável se não houver acordo na Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). E advertiu:

- Se essa chance não for aproveitada, tanto as perspectivas para ganhos futuros quanto o que já foi obtido no passado poderão ser ameaçados por uma crescente maré de protecionismo - afirmou ele na conferência anual do Council of the Americas.

Rato ressaltou que os EUA e a América Latina - "especialmente o Brasil, que é membro do G-4" - têm um papel importante nas negociações da Rodada de Doha. E disse que os governos latino-americanos precisam aumentar o comércio regional, hoje em torno de 20%, contra 40% nos emergentes da Ásia.

Ele fez outro alerta: são claros os riscos de um rompimento nos mercados financeiros americanos, o que reduziria o crescimento da América Latina de 4% para 2,75% este ano.

No mesmo evento, o secretário do Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez, criticou - sem citar nomes - os países que vêm recorrendo a nacionalização e políticas populistas. (José Meirelles Passos, correspondente)