Título: Aeronáutica não comenta relatório
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 04/05/2007, O País, p. 5

Segundo fontes da FAB, conclusões devem ser anexadas à investigação.

BRASÍLIA. O Comando da Aeronáutica não quis comentar oficialmente o relatório do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos (NTSB), mas, segundo fontes da FAB, as conclusões do órgão americano devem fazer parte do relatório final sobre as causas do acidente. Embora o prazo para conclusão das investigações termine em setembro, o relatório deve ser antecipado, segundo fontes da FAB. O NTSB faz parte da comissão do Cenipa que investiga o acidente.

Oficiais da FAB consideraram oportunas algumas recomendações do NTSB. Entre elas a de que o equipamento transponder, usado pelo jato Legacy, seja aprimorado com sistemas de alerta sonoro, no caso de ficar inoperante ou ser desligado. O conselho divulgou relatório alertando que uma possível falha nesse equipamento pode ter causado o acidente com o avião da Gol, ano passado.

As recomendações das autoridades americanas foram interpretadas como uma contribuição para a segurança do sistema aéreo, embora as fontes da FAB destaquem que o relatório não indica que houve falha do equipamento, já que as investigações sobre o acidente ainda não foram concluídas.

A assessoria da Aeronáutica informou, inclusive, que o relatório da Honey Well, fábrica do transponder, concluiu que não houve falha no aparelho, informação repassada às famílias das vítimas da queda do Boeing da Gol.

Sugestão de aprimoramento é bem-recebida

Um oficial do Comando da Aeronáutica lembrou que na aviação as práticas adotadas são de "redundância máxima de proteção", por isso o aprimoramento do sistema anticolisão é uma iniciativa bem-vinda. Ele lembrou outros exemplos de sistemas de alarme, como o alerta sonoro que é acionado quando o trem de pouso de uma aeronave está rebaixado. É uma espécie de buzina que dispara na cabine para alertar os pilotos sobre o problema.