Título: Gol: órgão americano vê falha técnica e humana
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 04/05/2007, O País, p. 5

Laudos indicam que transponder e TCAS não operavam no momento do acidente que matou 154 em setembro.

WASHINGTON. O choque entre o Boeing 737-800, da Gol, e o jatinho Legacy, da ExcelAire, fabricado pela Embraer, teria sido motivado por duas falhas - material e humana - segundo avaliação do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês). No acidente, em 29 de setembro do ano passado, morreram as 154 pessoas que estavam no Boeing.

Dois documentos, contendo uma narrativa do acidente - montada a partir das investigações do NTSB - e a conclusão a que chegaram as suas autoridades-, indicam que um aparelho que contém o transponder (mecanismo que ajuda a identificação do avião no radar e fornece a indicação de sua altitude) e o TCAS, sistema anticolisão do Legacy, não estava em pleno funcionamento no momento do acidente. Ele estaria apenas em standby (pronto para operar).

Não fica esclarecido se isso aconteceu por falha do equipamento ou se os pilotos se esqueceram de ligá-lo. Segundo o NTSB, essa tarefa caberá às autoridades brasileiras.

Ao assinalar que o TCAS do jatinho não estava operando, os investigadores americanos registraram que, apesar disso, o equipamento emitiu um sinal por escrito - em letras brancas, numa telinha à frente dos pilotos - alertando que o sistema anticolisão não estava funcionando. Os pilotos, porém, só perceberam isso após o impacto. Eles sugerem que, nesse momento, os pilotos o ligaram imediatamente.

"Cerca de dois minutos após o impacto o co-piloto perguntou se o TCAS estava ligado. O piloto confirmou que não estava, e logo em seguida o sinal do transponder respondeu à sinalização dos controladores de vôo. Portanto, há evidência de que o mostrador de vôo advertindo (que o sistema não estava funcionando) estava disponível à tripulação, mas só foi percebido depois do impacto", diz o documento.

NTSB diz que falta de atenção dos pilotos é comum

O NTSB sugere que a falta de atenção dos pilotos ao alerta de que o aparelho não funcionava é algo comum e que, por isso, o equipamento contém uma falha crucial: a de não conter um alerta auditivo, que os pilotos possam captar com os seus fones de ouvido: "Usar apenas mensagens de texto para indicar perda de funcionalidade do sistema anticolisão não é um meio confiável para capturar a atenção de pilotos. Essas advertências visuais podem ser facilmente negligenciadas se a atenção dos pilotos estiver dirigida para outro lado".

O NTSB afirma que a falta desse sistema de alerta auditivo não seria uma falha do equipamento da Embraer: nenhum avião em operação tem um sistema assim. Por isso, o órgão enviou o relatório sobre o acidente para a Federal Aviation Administration (FAA), sugerindo que essa agência federal, encarregada de administrar a aviação americana, exija que os fabricantes de equipamentos de aviação passem a produzir um sistema anticolisão com o alerta auditivo.

O informe indica que o transponder do Legacy estava funcionando apenas intermitentemente.