Título: A música da ciência
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2007, Ciência, p. 34

Integrantes do IPCC criam uma banda e parodiam Bush.

Mesmo os mais renomados cientistas do mundo, como os que integram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês), precisam, em algum momento, esfriar a cabeça depois de tantos debates sobre o aquecimento global. Um grupo deles, do qual faz parte a brasileira Suzana Kahn, professora de engenharia de transportes da COPPE/UFRJ, encontrou na música a válvula de escape para aliviar a pressão de produzir relatórios como o que deve ser divulgado hoje pelo IPCC, em Bangcoc, na Tailândia, sugerindo medidas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

¿ De tanto nos comunicarmos pela internet e nos encontrarmos nas reuniões do IPCC, acabamos descobrindo uma paixão em comum pela música ¿ conta ela. ¿ O resultado é que, meio de brincadeira, acabamos formando uma banda.

A ¿banda¿ do IPCC tem nome: The Potentials. Seu formato é tradicional: baixo (Pete Smith, Escócia), teclado (Leo Mayer, Holanda) e bateria (Ralph Sims, Nova Zelândia). Os vocais ficam a cargo da própria Suzana Kahn, que, mesmo nunca tendo cantado profissionalmente, garante ser bem afinada. Por razões naturais, os shows do The Potentials têm acontecido sazonalmente, a cada encontro do IPCC, num habitat especial: os bares dos hotéis onde os cientistas estão hospedados.

Num dos recentes encontros, o multinacional grupo fez uma versão para ¿Hey Jude¿, dos Beatles. Na letra, a Jude do original é trocada por George W. Bush. O presidente dos EUA, que se recusou a ratificar o Acordo de Kioto, tem constantemente questionado a validade dos relatórios do IPCC. ¿Hey Bush/Não nos decepcione/Corte suas emissões de gases do efeito estufa/Lembre-se que há muito o que fazer/Leia o nosso relatório e conduza essa missão¿, diz um trecho de ¿Hey Bush¿.

¿ Ele era um alvo inevitável para essa paródia ¿ brinca Suzana, que tem uma foto da banda na sua sala, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.