Título: ONG ambientalista sugere ações contra o aquecimento
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2007, Ciência, p. 34

WWF diz que no Brasil medidas a favor da eficiência energética podem gerar até oito milhões de empregos

A ONG ambientalista WWF divulgou ontem um relatório com uma série de medidas para amenizar o impacto das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. Elas são dirigidas não apenas aos governos e às empresas, mas também aos cidadãos comuns, cujas ações individuais podem fazer reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Das 16 medidas sugeridas, três têm como alvo China, Brasil e Índia, os países em desenvolvimento que mais contribuem para o aquecimento global. No começo desta semana, os três se uniram para exigir mudanças no texto do terceiro relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), em Bangcoc, na Tailândia. Eles querem que os países ricos assumam a culpa pelas mudanças climáticas. A China deve se tornar o maior poluidor do mundo até o fim deste ano.

O relatório do WWF sugere, entre outras medidas, que China, Índia e Brasil façam investimentos na área de eficiência energética, reduzindo os níveis de consumo. No caso do Brasil, que é classificado de um país com enorme potencial em fontes renováveis, o relatório diz que tais medidas podem reduzir em até 413 milhões de toneladas de emissões de CO2, ao mesmo tempo em que são capazes de gerar oito milhões de novos empregos.

Em termos individuais, o relatório do WWF cita o bom exemplo da campanha ¿Unpluggit!¿. Criada na Inglaterra, ela visa conscientizar os consumidores a não deixar ligados na tomada aparelhos como carregadores de celulares, que consumem energia de forma desnecessária. Lançada em março, a campanha do ¿Unpluggit!¿ está sendo divulgada por um vídeo da emergente banda de rock Kaiser Chiefs (Carlos Albuquerque)